sábado, 8 de março de 2014

Amsterdam/Holanda - Cafés

Nas minhas primeiras pesquisas sobre Amsterdam o que mais achei eram se falando sobre a liberação da maconha e a compra dela em Coffeeshops.
Pensei: se coffeshop não vende café onde vamos fazer uma lanchinho?

São 3 tipos de "cafés". Ai vai a diferença entre eles:

Coffeeshop é um lugar cujo negócio principal é vender maconha. Sim, tem outras coisas, tem música, pode ter fliperamas, pode ter shows, mas o que define o lugar é que lá se vende maconha e as autoridades não se importam. Não que a maconha seja legalizada na Holanda, não é. Mas é descriminalizada. As autoridades não tratam os consumidores como criminosos e toleram consumo em pequenas quantidades. Tráfico nas ruas a polícia reprime sim, e se fumar na rua você pode ser multado (mas em geral é só advertido) se pego, mas os coffeshops são deixados em paz (se seguirem algumas regras, como não vender pra menores, não criar distúrbios etc). Lá dentro você pode comprar um beck e estourar sem stress nenhum. Estão lá pra isso.


Agora cafés são, na verdade, bares. O lance deles é bebida. Tá, pode até ter café mesmo, mas você vai lá pra beber, happy hour, essas coisas. São como os pubs na Inglaterra e os barzinhos no Brasil. Certo?

Mas e se eu quiser só tomar um café com muffin, que diabos! Bom aí você vai pra uma koffiehuis (fala cófiráus). Lá tem primordialmente cafés.


Pronto. Agora você pode evitar surpresas como ir num coffeeshop querendo somente um muffin comum e acordar do outro lado da cidade abraçado a um moinho de vento se saber o que aconteceu e onde está seu passaporte.





Nenhum comentário: