terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Por onde começar

As primeiras coisas que pensamos quando vamos planejar a viagem, normalmente, é o roteiro, passagens, hotéis, lugares. Mas percebi que tem muitas coisas a se pensar e organizar além desses detalhes.


Pesquisando no blog 360meridianos achei muita coisa a se pensar. Mas itens que vi, que acho importante, mas não está entre nossa preocupação nessa viagem, mas sempre é bom olhar é: a montagem do roteiro (países), reserva de hotel e dorigir no exterior.

Visto

Não precisa de visto para entrar na União Europeia, mas isso para permanência máxima de 90 dias na
O fato de não precisar de visto não garante a entrada. Significa que não precisa de autorização prévia para se viajar para lá.
O oficial da imigração fará uma entrevista sobre o objetivo da viagem e se você cumpre os requisitos para entrar no país, tipo quantidade de dinheiro, tempo, passagens de volta, etc.

Moeda

A moeda dos países da União Europeia é o Euro. Países que não tem como moeda o Euro é a Inglaterra, que usa a Libra Esterlina, a Suíça, o Franco Suíço e a República Tcheca, a Coroa Tcheca.
É bom fazer a pesquisa de preços como em qualquer compra. E não precisa ter a passagem para comprar.

Quanto dinheiro levar

É preciso ter 65 euros por dia, por pessoa para circular pelos participantes do Acordo de Schengen. Uma sugestão que tive quando fiz essa pergunta é de se levar uma média de 100 euros por dia, pro pessoa. Uns dias se gasta mais outras menos. E não precisa ser somente em espécie.
Todas as indicações são para não se levar todo dinheiro em espécie, que a melhor opção é dividir o dinheiro. Outras opções são os cartões de débito e os travel cards. Eles dão mais seguranças mas estão sendo tarifados com o IOF de 6,38%.  Essa tarifação está fazendo o dólar sumir do mercado. Dá mais segurança mas torna a cotação mais alta.
Se pretender usar cartão de crédito no exterior é bom lembrar de desbloquear junto à operadora. É necessário informar as operadoras que se vai viajar para o exterior e para quais países, da mesma forma quando se faz compras internacionais pela internet.

Seguro de Viagem

Para se entrar na Europa é necessário ter um seguro de viagem com uma cobertura de 30 mil euros.
É bom ter o comprovante de contratação em mãos. Nunca se sabe quando vão nos pedir para mostrar.
Pesquisando descobri que o INSS tem uma tipo de seguro de saúde gratuito em 4 países da Europa: Portugal, Espanha, Grécia e Itália. Deve se retirar o Certificado de Direitos a Assistência Médica Durante Estadia Temporária (CDAM). No site do Ministério da Saúde (http://sna.saude.gov.br/cdam/index2.cfm) tem as informações.

Cota de Compras

Cada pessoa tem a cota de U$ 500 para compras na Europa.  Acima disso é tarifado. Se não informado pode ocorrer multa de 50% no valor que ultrapassar essa cota.
As compras no free shop no Brasil não entram nessa cota. Que também podem chegar os U$ 500.
A Declaração de Saída Temporária de Bens foi extinta. Para não correr riscos de ser tributado em objetos que você está levando do Brasil é bom levar as notas fiscais deles para comprovar que já tinha antes da viagem. Se não tiver o comprovante, melhor deixar o equipamento em casa.
Exemplos de produtos e quantidades que se pode comprar no exterior clique aqui. (http://viajeaqui.abril.com.br/materias/limite-de-compras-no-exterior)


Cuidados

Apesar de acharmos que tudo é perfeito na Europa, não é. Assim como em todos os lugares tem gente desonestas ou esperando a oportunidade para enganar turistas.
Os mais comuns são os batedores de carteira. Então assim como no Brasil, lá também é preciso atenção e cuidado com os pertences pessoais em lugares com aglomeração de pessoas como estações de metrôs e filas das grandes  atrações turísticas.
É bom também ter uma noção sobre as leis e costumes locais. Ter uma cópia dos comprovantes de hospedagens, seguro de viagem, extratos de cartão bancários e passagem de volta. Importante é ter em mãos o número de telefone do seguro contratado em caso de emergência.
Ter uma idéia de onde fica a embaixada brasileira nos países e um telefone desse órgão muitas vezes negligenciamos e que pode nos ajudar a enfrentar problemas que possam surgir.
Europa.  A necessidade é ter um passaporte com três meses de validade após o fim da viagem.

Nenhum comentário: