segunda-feira, 28 de março de 2011

Série: Decifra-me ou devoro-te

O remédio está na sua mesa - Parte 2

Câncer (frutas vermelhas)

Amora, framboesa e morango contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores, segundo pesquisa da Universidade de Brasília, de 2006. Além disso, essas frutas têm flavonóides, com propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. Nesse grupo, Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, destaca o mirtilo, que ajuda a reverter o declínio das funções cerebrais e previne cataratas e glaucoma. A nutricionista Vanderli Marchiori, de São Paulo, sugere o consumo diário de 2 taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência orgânicas), um copo de suco (vale usar frutas congeladas) ou 2 xícaras de chá feito com as folhas.


Antienvelhecimento (castanha-do-pará)

Ela é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O ineral, ingerido em doses recomendada (entre 55 e 70 gramas por dia), evita a propagação do câncer, atua no equilibrio do hormônio da glândula tireoide e fortalece a imunidade. "Uma unidade por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de selênio", diz Vanderli Marchiori.

Hormônios (linhaça)

O alimento é rico em ácidos graxos, ômega 3 e baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicerídes. Estudos atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. "A semente é um alimento biogênico, capaz de guardar informações genéticas para a formação de novos seres e também funciona como um revitalizante poderoso das funções físicas e mentais", diz a química Conceição Trucom, autoria do livro A importância da Linhaça na Saúde. Ela recomenda ingerir uma colher de sopa da semente por dia, polvilhada sobre saladas ou iogurtes ou misturada a pães e bolos.


(Revista AG, 27/03/2011)

Nenhum comentário: