domingo, 27 de março de 2011

Série: Decifra-me ou te devoro

O remédio está na sua mesa - Parte 1

Memória (tomate)
Já se sabe que ele é rico em licopeno, antioxidante, que se previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Mas um estudo recente, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, comprovou que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo estresse oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. "Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças em quem apresenta predestinação genética a elas", diz o endocrinologista Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. 
Como o fruto é um dos alimentos que mais retém agrotóxicos em sua casa, prefira os orgânicos.

Imunidade (alho)

Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e compatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas. "Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alcina e ajoeno), ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer", afirma o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. Seus compostos inibem a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose - o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para colher os benefícios, o médico sugere a ingestão diária de 600 a 900 miligramas de alho cru amassado (um dente grande ou 2 pequenos).

Intestino
O bom funcionamento do intestino pode ser estimulado por alimentos prebióticos: chicória, cebola, alho poró, alcachofra, aspargo, cevada, grão de seja, mel, grão de bico, tremoço, tomate e açúcar mascavo.

(Revista AG, 27/03/2011)

Nenhum comentário: