terça-feira, 14 de abril de 2009

Dia Internacional do Café

Cinco coisas sobre...
Café

1. Entre as lendas sobre a origem do café, a mais aceita conta que, por volta do século III d.C., um pastor de cabras na região de Kaffa, na atual Etiópia, percebeu que suas cabras ficavam alegres e com maior vivacidade quando comiam o fruto do cafeeiro. O próprio pastor experimentou e se sentiu revigorado. Monges da região ajudaram na difusão da bebida para outras localidades.

2. A palavra 'café' vem do árabe 'qahwa', que significa vinho. Os árabes foram os primeiros a cultivar cafezais, além de serem os pioneiros no hábito de beber café. Daí surgiu o nome da espécie 'Café Arábica' e a razão pela qual a bebida foi chamada de 'Vinho da Arábia' pelos europeus.

3. O consumo da bebida na Europa foi consolidado pela criação das cafeterias, durante o final do século XVII e o século XVIII, que serviam também de ponto de encontro e conversa nas cidades.

4. O café chegou ao Brasil no ano de 1727, vindo da Guiana Francesa. Hoje, o país é o maior produtor do grão e o segundo maior consumidor, atrás apenas dos EUA.

5. Os portugueses achavam os primeiros expressos muito amargos, então uma cafeteria criou o slogan 'Beba Isso Com Açúcar', para contornar o problema. A campanha deu certo e as iniciais de cada palavra deram irogem à palavra 'BICA', que passou a ser sinônimo de cafezinho no país.

(Fonte: Revista.AG, encartado no Jornal A Gazeta, ES. Autor: Carol Scolforo)

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro um café.
Big Beijos

Tathiana disse...

Acredita q não tomo café? rs. Dizem q sou estranha... rs
Bjs.