sábado, 18 de abril de 2009

Cinco coisas sobre...
Batom

1. O costume de colorir os lábios vem do Egito, desde 5 mil A.C., quando as mulheres dos faraós utilizavam elementos naturais, como óxido de ferro vermelho, para dar um colorido à boca.


2. A palavra batom, no português, vem do francês 'bâton', que significa bastão cilíndrico comprido e redondo. Na língua francensa, batom é 'rouge à lèvres'.

3. O uso do batom foi proibido em muitos países durante décadas porque era considerado hábito de mulheres mal intencionadas, que o utilizavam para seduzir e manipular os homens. Até o século XVIII, o parlamento inglês proibia as mulheres de o utilizarem.

4. Em 1921, o batom ganhou o formato atual de bala e estojo e começou a ser comercializado em Paris. Sua popularidade se firmou a partir da década de 30, com o desenvolvimento da indústria cosmética e a utilização da maquiagem como marca de feminilidade no cinema americano.

5. Hoje eles se desenvolveram e ganharem diversos formatos, texturas e materiais. Podem ter sabor, cor, cheiro, protetor solar, brilho além de diferentes tipos de aplicação, como bastão, lápis e líquido.

(Fonte: Revista.AG, encartado no Jornal A Gazeta, ES. Autor: Carol Scolforo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro batom, não fico sem de jeito nenhum.
Big Beijos