sábado, 4 de abril de 2009

Cinco coisas sobre...
Canivete Suiço

1. Sabendo que o exército da Suíça importava canivetes da Alemanha, o suíço Karl Elsener t
eve a idéia de abrir sua própria fábriva, em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891.

2. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fenda, punção e saca rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússula.

3. O canivete suíço popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.

4. E a ferramenta não parou no tempo. O canivete suíço da Victorinox agora também tem a versão com flash drive de 16GB para você gravar os seus arquivos. Além disso, ele também tem uma caneta e uma mini lanterna LED.

5. A fábrica Victorinox também desenvolveu um modelo feminino de canivete. É o 'Miss Army Kit', que foi pensado para as necessidades femininas do dia a dia. Ela tem lixa para as unhas, tesoura, espelho, caixa para comprimidos, frasquinho para perfume, agulha e linha, corrente para chaves e, claro, um canivete. Nas cores rosa, branco ou laranja, mede apenas 9cm e pode fazer a diferença numa mala, no carro ou no local de trabalho.

(Fonte: Contribuição de tatiana Arruda para a Revista.AG, encartado no Jornal A Gazeta, ES.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu irmão tinha um canivete desses.
Big Beijos

Magui disse...

Tem gente que tem verdadeira paixão por estes canivetes.