quarta-feira, 1 de abril de 2009

1º de Abril - Dia da Mentira

Tudo começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes era comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). É claro que, no início, a confusão foi geral, já que os meios de comunicação ainda não existiam. Não havia rádio, televisão, nem mesmo jornal, pois a invensão da imprensa só aconteceu muitos anos depois.
O dia 1º de Abril ficou conhecido como o Dia da Mentira, por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilariedade. Surgiram, então, as brincadeiras (que os franceses denominavam de plaisanteries) em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia: Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir.
Eram distribuidas cartas convidando amigos para assistirem ao enlace matrimonial de pessoas que nem sequer se conheciam, mencionando a igreja, o dia e a hora em que seria celebrado o suposto casamento.
Vejamos alguns primeiros de abril pregados pela imprensa mundial, conforme relata a revista Isto É, de 08/04/1998:
1. A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. O anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-arfricano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johennesburgo.
2. A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima.
3. A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menos Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado 6 metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times.
4. Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebolm é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas.
5. Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de Senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana.
Noticiando o falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, a revista Isto É, de 09/09/1998, informou que ele era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador Roberto Requião no dia 01/04/1990 (havia 15 dias que Requião tomara posse). Os Secretários, sem entender nada, passaram toda a madrugada no palácio Iguaçu. De manhã. Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da Mentira. Tudo faz crer que as brincadeiras, originárias das plaisanteris francesas, continuem sempre a existir, graças à eternidade das manifestações folclóricas no mundo inteiro.
Mas tentei procurar alguma piada, brincadeira ou quadrinho pra colocar aqui e não achei nada realmente ingraçado para todos. Porque, sendo nos quadrinho ou nas piadas, sempre o que cai passa por uma situação ou constrangedora ou de aflição.
Nesse exemplo ao lado, ainda uma criatura sofreu mais ainda.

Também gosto de brincar, mas temos que saber distinguir as inocentes brincadeiras com algo que vai prejudicar ou magoar alguem.


Divirta-se com Moderação!!

E um divertido

1º de Abril



5 comentários:

luluonthesky disse...

Sempre tem gente que adora pregar peças..
Big Beijos

Alexandra. disse...

oi vim aqui agradecer a visitinha seu blog é muito legal, interativo adorei,demorei um pouco pra achar o comentário, era bom se tudo aquilo que foi dito no 1º de abril fosse realmente verdade, bjs e volte sempre

T@rci disse...

Sabe que eu acho que tentaram me pregar uma peça de 1 de abril. Mais me pegaram de péssimo humor. e daí o tiro saiu pela culatra. A pessoa levou foi um baita de um passa fora.

Feliz páscoa pra vc!
Bjos!

T@rci disse...

Sabe que eu acho que tentaram me pregar uma peça de 1 de abril. Mais me pegaram de péssimo humor. e daí o tiro saiu pela culatra. A pessoa levou foi um baita de um passa fora.

Feliz páscoa pra vc!
Bjos!

Ralph disse...

Quando for usar uma imagem de outro blog salve ela e suba em seu blog, enão linkar diretamente roubando largura de banda.
Favor ajeita ai pra nao precisar bloquear e ficar sem imagem.