segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Dia do Riso

Ontem, dia 18/01, é comemorado o Dia do Riso, ato que a sabedoria popular define como o melhor remédio para todos os males.

Segundo Marcelo Pinto, autor do livro "Sorria, você está sendo curado!", quando você dá uma gargalhada, seu cérebro libera endorfina, substância do bem-estar, que ajuda o ser humano a ficar um pouco imune a dor, como uma "anestesia da alegria".


Alguns pontos do livro:


Rir é saúde:
De acordo com o livro, o riso atua no hipotálamo, localizado no cérebro, ajudando na liberação de endorfinas que anestesiam o corpo e têm efeito anti-inflamatório em juntas e ossos.


Rir é ginástica:
O riso é considerado um dos melhores e mais completos exercícios aeróbicos, pois além de exercitar os músculos do rosto, dos ombros e do diafragma, faz com que se exercite, também, os músculos dos braços e das pernas.


Rir é amar:
Sorrir ajuda a melhorar o relacionamento que temos com nós mesmos e com as outras pessoas. É um dos melhores combustíveis para mantermos longos relacionamentos.


Rir é ter paciência:
Por meio do riso, passamos a ter mais paciência conosco e com as pessoas, pois ele faz com que sejamos mais tolerantes, permitindo-nos ver as coisas de uma forma diferente.


Rir é ensinar:
O riso é um mecanismo importante para promover desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno, sendo forte aliado do professor, ajudando-o a reter o conhecimento do aluno com maior facilidade. Como disse Albert Einstein: "a arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento".


Rir é brincar:
A vida é um grande jogo, assim como o amor e o riso. Tudo é uma grande brincadeira e as crianças são os maiores mestres nesta arte, motivo pelo qual devemos prestar mais atenção nelas. Existe uma crença, segundo o livro, de que as crianças riem em média 400 vezes por dia, enquanto que os adultos riem 15 vezes.


Rir é unir:
Esqueça o "eu", o "você", o "ele" e "nós". Esqueça a solidão, as separações e o isolamento. O riso nos une a todos por meio da experiência, do aprendizado e da diversão. Está comprovado que o riso é um dos melhores instrumentos aglutinadores de pessoas, pois ele é contagioso.


Então...


3 comentários:

Anônimo disse...

Ja dizia o bozo..
Sempre rirrrrrrrr... sempre rir..

Big Beijos

Curare disse...

Vamos sorrir! Afinal se a gente não ri da vida ela ri da gente!
Eu prefiro rir dela!

hh deixei um selomeme pra vc!
Vai la ver que vc vai entender.Espero que vc goste e participe!
Beijos!

Anônimo disse...

Olá,
Obrigada pela visita ao meu blog.
Estou tentando fazer daquele espaço, um lugar legal, cheio de coisas diferentes pra ler.
Vamos ver se eu consigo...

Gostei do seu tb. Vou aproveitar e visitar os outros dois.

Beijos