domingo, 16 de março de 2014

Praga/Rep Tcheca - 15º dia - 14ª cidade



Segundo o guia Viaje Aqui da Ed. Abril, não é para se estranhar a quantidade de flashes para o centro antigo de Praga, onde se encontra o relógio astronômico, uma construção de geometria complexa com figuras de apóstolos e caveiras anunciando a nova hora. É possível voltarmos ao relógio várias vezes para tirar fotos de ângulos diferentes.
Essa é Praga, misturando a arquitetura gótica e renascentista ao moderno, convivendo normalmente com um dos maiores castelos do mundo.
Passaremos várias vezes pela Ponte Carlos, sobre o rio Vltava, vagueando pelas mesmas vielas repetidamente.
Praga deve ser conhecida a pé, fazendo paradas estratégias em um simpático café art-noveau ou num bar para uma deliciosa cerveja de trigo (apesar de eu não ter gostado da cerveja de trigo aqui no Brasil).
Praga foi fundada no século 9, e era dividida em 4 bairros: Castelo de Praga, bairro Pequeno, bairro Velho e bairro Novo. Isolados por muralhas, eles possuíam governos próprios. Em 1784, os bloqueios foram derrubados e se juntaram formando a parte histórica da cidade, considerada Patrimônio Cultural e Natural pela Unesco.

Os blogs que encontrei 1 só atual. Minha maior dúvida é sobre a moeda. Já se usa o Euro ou preciso levar coroa tcheca?

Teremos o domingo livre na cidade. No geral o que temos pra ver na cidade:

Castelo de Praga
Ao meio dia ocorre a troca de guarda. É o maior castelo do mundo e é a sede presidencial. Na entrada estão disponível vários tipos de passeios. Os preços você encontra aqui. Acredito que a visita curta nos atende. Nela podemos ir na Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo, Basílica de S. Jorge, Torre da Pólvora, Rua do Ouro e Torre Dalibor. Sugestão da Maira do Meu dia d é não deixar de visitar uma prisão antiga que fica meio escondida mas vale a pena conhecer. E também não deixar de experimentar o Trdlo, que segundo ela é o melhor da cidade.

Rua do Ouro
Os mitos dizem que ali moravam os alquimistas. E no nº 22 morou Franz Kafka.

Ponte Carlos
Principal cartão postal da cidade. Muitos artesanatos à venda e shows de artistas de rua. É decorada por 30 estátuas e diz a lenda que quem passar a mão na estátua de São João Nepomuceno voltará a Praga. Será que saberei qual delas é??

Igreja de S. Nicholas

Praça da Cidade Velha

Relógio Astronômico
O relógio é composto por 3 principais componentes: o mostrador astronômico, m calendário com medalhões representando os meses e a "caminhada dos apóstolos", um espetáculo montado. Nas horas fechadas (de 9h as 21h), a figura da morte faz tocar o sino e as estátuas dos 12 apóstolos andam pelo relógio enquanto outras 4 estátuas (vaidade, avareza, morte e invasão pagã) balançam suas cabeças.

Praça de Venceslau

Igreja Tyn

Não se pode deixar de conhecer o Museu da Cerveja - Prague Beer Museum Pub. Onde se fabrica e oferece 30 cervejas tchecas na pressão. Nas pesquisas descobri qque os tchecos são os maiores bebedores de cerveja chegando a 165 litros por ano por pessoa. O bar funciona no sistema de amostras. ao invés de se comprar a caneca normal de 500ml, se compra 5 ou 10 copos de 150ml para degustar as cervejas. Indicação da Maira - Imperdível.


Parece que é imperdível também o pôr do sol na Ponte Carlos.

Ficaremos 2 noites em Praga e achei umas 3 atividades para fazer. Uma que não quero perder é o Teatro Negro. Teatro e magia, com elementos de mímicas e cartoon.


Tem também o teatro de Marionetes e Noite Medieval.

Nenhum comentário: