segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia da amizade

Façamos um Brinde à....
Amizade

Recebi por e-mail da amiga Andressa Dias há um tempo atrás. E quero compartilhar.


A Amizade Verdadeira

Muito tenho pensado sobre o que é uma amizade. Será que é possível (mesmo), haver um melhor amigo?? Será que é possível viver uma amizade de verdade?

Essas perguntas rondaram minha mente por um longo tempo. Depois de muito meditar sobre o assunto, cheguei a uma conclusão, possivelmente chocante para alguns, porém, compreensiva para outros. Para tanto, foi necessária várias experiências , tombos e acertos para enetnder que, um amigo de verdade é aquele que chega quando todos estão indo embora.
Entendi que não existe esse conceito de melhor amigo. Aprendi que ter amigos é um conjunto, e que não existe um melhor amigo que outro. Todos são especiais, importantes e nos completam de alguma forma.
O seria melhor?

melhor
me.lhor
adj (lat meliore) 1 comparativo irregular de bom, que é mais bom. 2 Superior a outro em bondade ou em qualidade. 3 fam Menos mal de saúde ou de situação. sm 1 Aquele ou aquilo que é preferível, que em melhor qualidade que qualquer outra coisa. 2 Aquilo que é sensato ou acertado. adv 1 Mais bem. 2 De modo mais perfeito. 3 Com mais justiça ou verdade. 4 Com mais apreço. interj Designativa de indiferença ou de satisfação pela cessação de qualquer dúvida, importunação, etc., ou por não ter efeito qualquer coisa; tanto melhor, preferivelmente. Levar a melhor: ter vantagem; sair vencedor. No melhor da fesa: na melhor ocasião; quando menos se esperava. Quanto pior, melhor: forma de admitir que uam siuação tensa se resolva.

Segundo o Dicionário Michaelis, melhor seria superior em bondade ou qualidade, que em qualidade melhor que qualquer outra coisa (ou pessoa), perfeio.
Interessante notar, que, ninguém é melhor que ninguém. Eu posso ter qualidades melhores que você na culinária, mas isso não quer dizer que em tudo sou melhor que você, correto? Mesmo porque, há qualidades em você que me superam, e assim nos completamos.
Aprendi que ser 'melhor amigo' é uma carga pesada demais pra se carregar. Pra ser melhor amigo, eu preciso ser melhor em udo em relação a todos os outros, e isso é impossível. Ninguém jamais será melhor que outrem em tudo.
Entendi que, enquanto uma pessoa me compelta em uma área, a outra, me completa em outra área, e udo isso forma um conjuno de qualidades que me completam. Um conjuno de amigos com qualidades e defeitos distintos, que de alguma forma nos completam.
A AMIZADE é um jogo de quebra-cabeça. Cada amigo é um pedacinho que se encaixa em você e te completa. Não há peça melhor que a outra.
Uma amizade de verdade é aquela que se harmoniza com você, que é autêntico, fiel, que fala a verdade, puro, sem mistura, com quem se pode contar, (dic. Michaelis) - e essas qualidades podem existir em muitas pessoas.
Se prender a rótulos de melhor amigo, apenas fecha o círculo para novas amizades. E é muito importante er vários amigos, afinal, cada um tem algo interessante a acrescentar. Um amigo pode ser aquele que você estuda a Bíblia juntos, o ouro pode ser aquele que gosa de arte, cinema... Um outro amigo te completa nos segredinhos, no consolo, nos conselhos, etc. Sempre um amigo terá algo de muio especial pra te completar, e você à vida dele. Ah, mas você não irá completar seu amigo em tudo. Claro que você terá alguma coisa de muito especial que preencherá a vida do seu amigo, mas não será tudo. E aquilo que você não pode completar, outro vem e dá uma pitada a mais.
E assim somos feitos. É uma corrente que não pode ser quebrada. Necessitamos de amigos justamente por cada um ter algo de valor. Mas nenhum deles será o melhor de todos.
Como expliquei acima, ser melhor carrega um peso muito grande. Eu não quero ser a melhor. Mas que ser especial. Não sou, nunca serei a melhor. E assim hoje compreendo a amizade, um conjunto de pessoas que nos completam.
Ou será que você conhece alguém que é perfeito em tudo e te completa em todas as áreas da sua vida? Não né? Nem mesmo nossos cônjuges são capazes de nos completar em todas as áreas que necessitamos.
Para ser um amigo especial, você não precisa abrir mão de voc~e. Ser amigo não é autonegação. Ser amigo é ser você. Ser amigo não é se prejudicar em prol do outro. Um amigo de verdade não exige sacrifícios de você, onde você não pode oferecer.
Uma amizade real é aquela em que amigos se dedicam mas não exageram. O exagero sempre faz mais mal que bem. O amor, o carinho, a fidelidade, o companherismo são importantes para que uma amizade seja pura e sadia.
Se você tem um bom amigo, é ótimo, mas se você for capaz de ter vários bons amigos, será excelente.
Minha conlcusão é que, eu preciso ser uma boa amiga e oferecer minha sincera amizade a alguém, e não esperar que seja a única da cida dela. E assim, receber a amizade especial de alguém, desde que ela não exija que eu seja a única em sua vida. Devemos abrir nossos horizontes. Há pessoas maravilhosas para serem conquistadas e nos conquistar. Pensem nisso.



2 comentários:

Delírios Gourmet disse...

Feliz dia do amigo!!!

Anônimo disse...

Karen,
Aproveito e desejo um feliz dia do amigo atrasado para vc aqui no seu blog.
Big Beijos