domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cinco coisas sobre...
Marchinhas de Carnaval

1. A Marchinha é derivação do ritmo polca e surgiu no carnaval carioca de 1920.
2. As características que a resumem são o fundo brejeiro, a facilidade de reter e dançar a música, a crítica e a sátira. Por isso agradou tanto o Rio, e se tornou um dos maiores atrativos do carnaval carioca.
3. Enquanto o samba é, geralmente, sentimental, romântico e chorão na fase carnavalesca, embora de maior sonoridade, a marchinha é viva, crepitante, por vezes canalha e bem mais carnavalesca. O samba é poético ou filosófico; a marcha é caricatural.
4. A malícia é exagerada. Em muitos casos, o duplo sentido nem era tão duplo. Por isso, alguns compositores faziam versos fáceis se serem substituídos nas horas de maior entusiasmo, pois as palavras e frases do original já sugeriam a troca.
5. Hoje, são consideradas clássicos da música popular brasileira, uma das cinco modalidades da cantiga carnavalesca do Rio. Fora do carnaval, elas só aparecem em festas juninas.

Achei essa sessão na Revista.AG, do Jornal A Gazeta, aqui do ES. Vou fazer uma sessão aqui pra transcrever algumas legais.

2 comentários:

sylvanamarques disse...

Oi Karen obrigada por me linkar no seu blog, só naoc onsegui achar qual foi dos 3 rssss, agora eu amei esse aqui...Não sei pq!!!!!Rsssssssssss
E sei a leitura dele esta excelente ,o conteudo importantíssimo...Realmente façamos um brinde...
Desculpe na demora da resposta mas depois da tristeza que aconteceu em minha família nesses últimos dias, vou voltando devagarzinho...
Fiquei em dúvida entre colocar ou não no blog o ocorrido, por ser algo doloroso as vzs preferimos não dividir, porém por outro lado, vcs aqui são pessoas que estão fazendo parte de um círculo de amizade, com objetivos comuns, mesmo sendo um vínculo que “parece” ser distante, existe um vínculo... Sendo assim resolvi noticiar o motivo do meu sumiço, até pq não seria justo um silencio com as pessoas que dividiram nesses dias selinhos comigo, memes, que me mandaram recadinhos, dividiram conhecimento e não foram respondidas... Então aqui ficou claro meu motivo, porém a vida é seqüência e devemos voltar a nossos fazeres, devemos voltar a esse “ciclo sem fim que nos guiará...” como diz no filme do Rei Leão!
Um grande beijo p vc e volto loguinho p lhe visitar mais
Syl Marques

Anônimo disse...

Muito bacana não conhecia essas curiosidades..
Big Beijos