quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Alguns truques para as armadilhas do nosso corpo.

COCEIRA NA GARGANTA? Coce os ouvidos!
Os nervos dos ouvidos, quando estimulados com uma coceira, ou mesmo de oura forma, criam um reflexo na garganta que pode causar um espasmo muscular. E esse espasmo alivia a coceira.

PRECISA FAZER XIXI? E nenhum banheiro a vista?
Pensar em sexo preocupa o cérebro, por isso você não vai sentir tanto desconforto.

REFLUXO! Preocupado se aquelas coxinhas do lanche vão querer voltar a noite?
Durma sobre o seu lado esquerdo. Estudos mostraram que dormir sobre o lado esquerdo diminui a chance de um refluxo ácido. O esôfago e o estoômago se conectam em ângulo. Quando você pega no sono sobre o lado esquerdo, o estômago fica mais baixo que o esôfago e a gravidade fica a seu favor. Outra medida eficiente é não se deitar logo após a refeição.

NÃO SINTA DOR!
Tossir durante uma injeção pode diminuir a dor da picada da agulha. O truque aumenta temporariamente a pressão no peito e no canal raquidiano, e inibe as estruturas condutoras da medula espinhal. Só não mexa muito o braço na hora da picada, para não entortar ou quebrar a agulha.

DESAFOGUE O NARIZ! Esqueça os descongestionantes nasais.
Um jeito mais fácil e barato de aliviar a pressão nos seios da face é alternadamente pressionar a língua contra o céu da boca e apertar as sobrancelhas com um dedo. Isso faz com que o vômer, osso que corre pelas passagens nasais até a boca, balance para a frente e para trás. Depois de 20 segundos, você sentirá a congestão passar.

CURE DOR DE DENTE SEM ABRIR A BOCA!
É só esfregar gelo no lado externo da mão, na região membranosa em forma de V entre o polegar e o indicador. Um estudo canadense descobriu que isso reduz dores de dente pela metade. Os feixes nervosos da base desse V estimulam uma área do cérebro que bloqueia sinais de dor do rosto e das mãos. Essa parte da mão é uma velha conhecida da medicina chinesa, que a chama de "ponto de ouro". Na acupuntura, ela é usada para o alívio de qualquer dor na face.

NÃO RODE MAIS! Balançou com umas doses extras de bebida?
Ponha a mão sobre algo estável. A parte do ouvido responsável pelo equilíbrio - a cúpula - se encontra num fluido com a mesma densidade do sangue. Conforme o alcóol dilui o sangue na cúpula, ela fica menos densa e sobe. Isso confude seu cérebro. Tocar um objeto estável dá ao cérebro outra opinião, e você se equilibra. Como os nervos da mão são muito sensíveis, esse truque funciona melhor do que ficar em pé.

FAÇA O CORAÇÃO FICAR PARADO! Domine a ansiedade do primeiro encontro.
Tampe sua boca com a mão ou o polegar e assopre, sem deixar o ar sair. Isso trará o batimento ao normal. É uma manobra usada para reduzir a frequência cardíaca. A técnica funciona porque o nervo que determina o ritmo do coração, o vago, pode ser controlado pela respiração.

ELIMINE AS PONTADAS LATERAIS!
A maioria das pessoas expira ao bater o pé direito no chão quando está correndo. Isso cria uma pressão de cima para baixo no fígado, que repuxa o diafragma, causando pontadas na lateral do tronco. A solução: expire quando seu pé esquerdo bater no chão e use tênis apropriados para corrida, que diminuem o impacto no chão.

ATIVE SUA MEMÓRIA!
Quando for fazer um discurso no dia seguinte, revise-o antes de pegar no sono. Uma vez que a maior pare da consolidação da memória acontece durante o sono, qualquer coisa que você leia logo antes de dormir tem mais chance de ser codificada como memória de longa duração.

DESCONGELE O CÉREBRO!
Já reparou que quando você come muito sorvete rápido demais sente uma dor de cabeça? É que os nervos do céu da boca ficam extremamente frios e o corpo acha que seu cérebro também está congelando. Para compensar, ele se superaquece, causando dor. Para resolver, pressione a língua contra o céu da boca, cobrindo a maior área que puder. Quanto mais pressão você aplicar, mais rápido a dor de cabeça passa.

ACORDE OS MORTOS!
Se sua mão adormecer enquanto você está numa posição incomum, balance a cabeça de um lado para outro. É uma forma indolor e rápida de acabar com seus formigamentos. Uma mão ou braço dormente resulta normalmente de compressão num feixe de nervos no pescoço. Nervos comprimidos na parte mais baixa do corpo controlam os pés, então mexa, sim, com quem está quieto. Levante-se e ande um pouco.

7 comentários:

Lulu on the sky disse...

Muito bacana isso Karen.
Big Beijos

Yvonne disse...

Posso copíar e guardar para mim?
Beijocas

Anônimo disse...

Gostei da dica para congestão nasal, já que ando com uma gripe acompanhada de forte renite. Abraços.

Tathiana disse...

Hum, gostei das dicas.
Beijos.

Roseli Gomes disse...

Oi Karen!!

Boa semana!!

Boas dicas e que bom estar se adaptando ao novo serviço...

Curare disse...

Ah que legal!
Gostei das dicas!
Vim desejar Feliz Nata!
Se der volto antes, mais se não der, fica já o desejo de que seu Natal sja repleto de alegrias ao lado de quem vc ama. Beijos moça!

Lulu on the sky disse...

Karen,
Convido vc para celebrar comigo 5 anos de aniversário do meu blog.
Aguardo vc para comer um pedaço de bolo e brindar essa data.
Big Beijos