segunda-feira, 31 de março de 2014

Londres/Inglaterra - Meios de Transporte

Fui pesquisando e copiando textos e quando vi estava uma mostruosidade de post. mas vou redimensionar. rss. Vão perceber que não consegui. Achei tudo muito interessante.
A pesquisa foi basicamente no Mapa de Londres. Tem muita coisa lá. Comecei pesquisando sobre os pontos de interesse e quando vi tinha uma matéria inteira sobre transportes. Vale muito visita-lo.

Antes de falar dos meios de transporte vamos falar em gastos. Os passes de papel individuais ainda são usados mas não é vantajoso. Em Londres existe o Oyster Card. Trata-se de um cartãozinho magnético que oferece descontos e praticidade no sistema de transporte londrino. Você pode obtê-lo por £ 5 (reembolsáveis se você quiser devolvê-lo antes de deixar Londres).

Como disse vale muito a pena pesquisar sobre o Oyster Card. Mas uma situação mais proveitosa e unir o útil ao agradável é ter um Travelcard que nos possibilita participar da promoção 2for1 London.


Como falei no post de ontem, várias atrações participam da promoção que se compra um ticket e ganha outro apresentando o travelcard. A promoção só é válida com o travelcard ou passagem de trem de papel.
Mais informações no Mapa de Londres e no Londres para Principiantes.

Utilizando o Travelcard Day nas zonas 1-2 o valor é de £ 9,00 por dia, para usar em toda a rede de transporte público, e dá descontos em várias atrações. Se ganhar o desconto em 1 atração já valeu a pena. Pode consultar na descrição das atrações de ontem.


Ônibus

Embora não seja tão rápido quanto o metrô, apresenta diversas vantagens. Entre elas, a economia, o funcionamento 24 horas e a possibilidade de admirar a cidade durante o trajeto, pela janela. 
Em Londres, ônibus funciona. Ele tem hora marcada para chegar e para sair – e você tem acesso ao cronograma completo nas paradas, seja em mídia digital ou física. Quando a parada apresenta um placar eletrônica, qualquer atraso no veículo é anunciado.
Os ônibus são um símbolo das ruas de Londres. A frota vermelha, de dois andares, é facilmente reconhecida. E, para facilitar a sua vida, os ônibus em Londres obedecem a um cronograma bem definido, sempre presente nas paradas. Antes de se aventurar e sair por aí em um ícone da Terra da Rainha, conheça o mapa que indica a rota de cada uma de suas linhas.
Na sua viagem de ônibus, você vai perceber ainda um ar-condicionado ligado na medida certa, que vai amainar o frio lá de fora e possibilitar que você se concentre na televisãozinha que tem ali na frente. Só não vai perder a parada, ok?

Zonas: O ônibus não obedece ao mesmo sistema de zonas do metrô (falada posteriormente). No ônibus, a passagem vale até o desembarque.
Preços Single ticket: £ 2,40 (nunca pague em dinheiro)

Como pegar o ônibus: 
Primeiro de tudo, garanta o seu Oyster Card, como indicado lá em cima. Depois, vá até uma parada e observe (à direita aqui  no post). Você verá uma placa com um círculo vermelho, uma letra lá no alto, o nome da parada, a direção dos ônibus e as linhas que passam por ali.
O círculo vermelho indica que é uma parada de ônibus. A letra lá no alto serve para você identificar no mapa da parada (todas têm) quais ônibus passam ali. Nesses mapas, lembre-se: “towards” é a direção, “bus route” é a rota e “stop” é aquela letra lá em cima. Uma parada, tipo Piccadilly Circus, pode ter uma letra determinada em um lado da rua e outra letra do outro, em sentido contrário.
Se o sinal na placa contiver um círculo vermelho em um fundo branco, com o dizer “bus stop” abaixo, o ônibus vai parar sempre que houver gente esperando na parada, exceto quando ele estiver lotado. Se o sinal na placa for um círculo branco em um fundo vermelho, com a frase “request stop, você terá de sinalizar com a mão para que o ônibus pare.
Nos mapas das paradas, você poderá ver com que frequência cada ônibus passa ali. Todas as linhas têm um número, e aquelas que começam com N (de night) só funcionam à noite. Veja um passo a passo com fotos no Londres para Principiantes.

Etiqueta no ônibus
- Tenha o ticket ou Oyster Card em mãos, preparado, para evitar filas na entrada.
- Respeite a fila ao embarcar
- Em ônibus normais, entre pela porta da frente. Se tentar pela de trás, provocará a suspeita de que está tentando andar de ônibus sem pagar pela passagem. Em ônibus tipo sanfona, entre pela do meio. Na dúvida, deixe alguém assumir a frente e faça o mesmo
- Não tente entrar no ônibus depois que as portas já estiverem fechadas. Não dá para ficar batendo nelas até que o motorista as abra.


Metrô

O mais ágil meio de transporte de Londres cobra seu preço. Trata-se da maneira mais cara de se mover na capital britânica. Mesmo assim, vale a pena, pois tempo, em se tratando de turismo, também é dinheiro.Preço por zona
O mapa do metrô é dividido em zonas concêntricas. Elas são importantes, pois definem o preço de sua jornada. O aeroporto de Heathrow, por exemplo encontra-se na zona 6, enquanto Oxford Circus situa-se na zona 1. As tarifas do metrô são determinadas pelas zonas pelas quais você passa para chegar a determinado destino. De Oxford Circus para Piccadilly Circus, ambas na zona 1, você paga a tarifa equivalente à desta zona apenas. De Oxford Circus para Camden Town, já na zona 2, é necessária a compra de um ticket que compreenda essas duas zonas, um pouco mais caro.
Preços Single ticket: £ 4,40.


Etiqueta no Metrô
- Não leve mais bagagem do que você pode carregar. O staff do tube pode ser solícito, mas não foi treinado para atender a demanda de malas gigantes nas mãos de turistas inaptos a carregá-las.
- Se você carrega uma mochila, tire-a das costas antes de embarcar no trem. Pode deixá-la a seus pés, de modo que não atrapalhe o espaço dos outros passageiros.
- Nas escadas-rolantes, muito cuidado: nunca fique parado do lado esquerdo. O lado esquerdo das escadas rolantes se destina aos apressados, que sobem caminhando. Quer curtir a viagem de escalator paradinho? Então trate de se manter à direita. E, por favor, não banque o engraçadinho dando uma rasteira no londoner esbaforido que subir correndo.
- Permita que os passageiros desembarquem antes de você embarcar nos trens. Isso não é uma regra em Londres, mas uma tática de eficiência simples e lógica – muitas vezes, desrespeitada no Brasil.
- Não ultrapasse a linha amarela nas estações. Acontecem acidentes assim todo ano, e os londrinos temem também aqueles casos que não são acidente. O suicídio no metrô é comum.
- Não encare os passageiros do trem. OK, eles são diferentes, mas isso não dá o direito de você assustá-los com o olhar e uma câmera apontada. Tente se distrair lendo os anúncios engraçadinhos e observar a movimentação geral.
- Nas estações, cuidado com os pickpockets (batedor de carteira). 
- Não é feio perguntar à equipe de funcionários do Tube sua localização ou uma coordenada para chegar a determinado lugar. Mas é muito, muito feio interromper a passagem de outros passageiros ao parar no meio de uma estação com o mapa do metrô aberto.
- Por fim, obedeça aos avisos de Mind The Gap e cuide com o buraco que existe entre a plataforma e o trem. Em algumas estações, como Bank, o gap é gigante, e o perigo, maior.

Uma excelente forma de planejar a locomoção na cidade é através do Jouney Planner

Nenhum comentário: