terça-feira, 11 de março de 2014

Berlim/Alemanha - 13º dia - 12ª cidade

Chegamos em Berlim, ou melhor, chegaremos no dia 15/05, rsss. Não sei se vamos fazer o City Tour nesse dia ou na manhã seguinte. Chegando por volta das 17:30h teremos ainda umas 3 horas de sol. Já dá pra aproveitar alguma coisa.

No tempo livre em Berlim para se locomover teremos o metrô e os ônibus, totalmente integrado e a tarifa é unificada, ou seja, os bilhetes adquiridos podem ser usados tanto no metrô (U-Bahn e/ou S-Bahn) como nos ônibus e bondes. Existem diversos tipos de bilhetes, desde unitários, diários, mensais, anuais, turísticos, etc.

Em Berlim não existem catracas nas estações de metrô ou nos ônibus/bondes. As estações são abertas, qualquer um tem acesso a elas e consequentemente aos metrôs sem necessariamente ter um bilhete. Mas é preciso validar o bilhete antes de entrar no metrô, pois a fiscalização é intensa e se a pessoa for pega sem ter um bilhete válido terá que pagar multa de 40 euros na hora, sem choro nem dó!

Nas plataformas há máquinas onde o bilhete deve ser validado, ou seja, carimbado. O bilhete é introduzido na máquina onde será carimbado com o horário e a estação. Guarde o bilhete até o fim da jornada ou até perder a validade para evitar multas.


Nos ônibus, se você já tiver o bilhete, mostre o mesmo ao motorista na entrada mesmo quando o bilhete ainda não estiver sido validado. Tendo que validar o bilhete, carimbe na máquina do ônibus e guarde o bilhete. Pois pode ter fiscalização nos ônibus também.

Tanto o metrô como os ônibus as paradas são anunciadas. Num visor mostra a próxima parada. Nos ônibus existe um botão para solicitar a parada e nos metrôs as portas nãos e abrem automaticamente, deve se pressionar um botão que tem nas portas para que elas se abram.

As informações são do Blog Simplesmente Berlim. Em 2012 (data da postagem) os bilhetes custavam, em Euros, para viagens curtas (kurzstrecke) 1,50, bilhete unitário (einzelfahrschein) 2,60 e bilhete diário (tageskarte) 6,70. A diferença entre eles está descrito abaixo:

  • Bilhete para Trajeto Curto (Kurzstrecke) é válido para uma viagem de metrô (U-Bahn e/ou S-Bahn) de até no máximo 3 estações  ou até 6 paradas de ônibus ou bonde.  Antes de iniciar o trajeto este bilhete deve ser validado, a não ser que tenha sido comprado nas máquinas dos bondes ou diretamente com o motorista do ônibus.
  • Bilhete Unitário (Einzelfahrschein) é válido para uma viagem em uma direção e tem duração de 2 horas à partir do momento que o bilhete foi validado.  Isto significa que se você está indo, por exemplo, da estação “Zoologischer Garten” para a “Alexanderplatz” você pode descer no meio do caminho, ir em alguma loja, restaurante, depois pegar um ônibus, fazer baldeação, etc. Desde que a direção continue a mesma e esteja dentro das duas horas.  Se você foi até a Alexanderplatz, resolveu o que tinha que resolver dentro de digamos 1 hora e quer retornar você não pode utilizar o mesmo bilhete pois daí você já está indo em outra direção.
  • Com o Bilhete Diário (Tageskarte) você pode viajar quantas vezes quiser, em qualquer direção e com qualquer tipo de transporte.  Este bilhete é válido à partir do momento da validação até as 3 horas da manhã do dia seguinte. Ou seja, este bilhete não é válido por 24 horas. Se você o validou às 11 da manhã de um dia ele não será válido até as 11 horas do dia seguinte, mas somente até as 3 da madrugada!
Em Berlim tem uma linha de ônibus que passa pelos principais pontos turísticos. A Linha 100 (Bus 100) vai da estação Zoologischer até a Alexanderplatz. Conforme o mapa abaixo:


Os ônibus são de dois andares mas fechados. Dica do Simplesmente Berlim é sentar nos bancos da frente no andar de cima. Veremos Berlim de camarote. E se comprarmos um bilhete diário podemos entrar e sair do ônibus, visitar a atração e esperar o próximo para continuar o tour. Lembrando que o bilhete unitário é válido por 2 horas e numa única direção.

Outras dicas legais sobre Berlim acesse aqui.

Amanhã colocarei das localizações dos possíveis hotéis e as distâncias para as atrações.

Nenhum comentário: