segunda-feira, 3 de março de 2014

Assis/Italia - 21º Dia - 21ª Cidade


Assis é uma pequena cidade que se localiza na região de Umbria, na Itália. É muito procurada por turistas que desejam conhecer um pouco mais o lindo interior do país. Segundo a Igreja Católica, foi nesta cidade que nasceu Francesco Giovanni di Pietro Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro de 1182.

É uma cidade medieval que se manteve intacta ao longo dos séculos e a primeira impressão que se tem ao chegar em Assis é de que o tempo parou. Foi construída nas encostas do Monte Subásio (424 metros acima do nível do mar) e não existem estruturas simétricas na cidade, devido ao fato das casas terem sido reestruturadas diversas vezes ao longo dos séculos.

A atração principal da cidade é a Basílica de São Francisco. Sua construção começou em 1228, apenas dois anos após a morte do santo e foi totalmente finalizada em apenas dois anos também em 1230, quando o corpo do santo foi transferido para a Basílica, onde permanece até hoje.

Antes da construção da basílica, o local era conhecido como “Colina do Inferno”, porque era lá que os criminosos eram executados. O local foi então rebatizado de “Colina do Paraíso” para servir de local de descanso para São Francisco. Muitas obras de arte de verdadeiros artistas italianos estão na basílica e trabalhos de Cimabue, Giotto e Pietro Lorenzetti podem ser vistos pelo teto e paredes da igreja.

Outro monumento imponente em Assis é a fortaleza Rocca Maggiore, um muro protetor que domina toda a cidade. Da clareira em frente à fortaleza, é possível ver o centro da cidadee este ponto alto ofereceum dos melhores panoramas de todo o Vale do Spoleto. Em seu interior lindos salões estão abertos à visitação.

Também é obrigatório um passeio pela Piazza del Comune, praça medieval de Assis e centro de sua vida social e cívica. É muito bem preservada e seus edifícios testemunharam toda a história da cidade ao longo dos séculos. Nela estão localizados o Forum Romano, local que possui inscrições, sarcófagos, partes de colunas e estátuas que datam da época romana. Também estão na praça a Torre do Povo e o Templo de Minerva, duas atrações imperdíveis da cidade.

(Copiei esse texto de um blog sobre Assis mas não lembro de qual. Peço desculpas ao autor por não colocar a autoria. Mas peço que se alguém souber me informe para colocas os devidos créditos.)

Outras informações sobre Assis e suas atrações pode ser encontradas no Wikipedia:
Assis
Basílica de São Francisco

As fotos a seguir são da Clarissa Donda do Blog Dondeando por Aí.


Catedral Santa Maria Degli Angeli

 Igreja da Porciúncula (dentro da Catedral Santa Maria tirada com zoom da rua)

A Catedral Santa Maria Degli Angeli foi construida por cima da Igreja da Porciuncula (construção original com exceção dos afrescos)

 
Centro histórico de Assis

Estátua do Jardim PAX - Francisco voltando da guerra (Cavaleiro Regresso)

Local de Meditação dos Franciscano

Estátuas dos Padres contemplando a natureza

Francisco dormindo na mata

Como iremos passar umas 3 horas na cidade não sei se conseguiremos conhecer todos os lugares das fotos mas se não for aqui será na próxima viagem.

A Catedral Santa Maria Degli Angeli fica há uns 4km da Basílica de São Francisco. Se conseguirmos visitar os dois lugares será ótimo.

Nenhum comentário: