sábado, 15 de dezembro de 2012

Calendário de Advento - Dia 15

A Verdadeira História de Papai Noel - Parte III


O PAPAI NOEL BRASILEIRO
 No Brasil, Papai Noel recebeu seu nome por influência de seu correspondente francês (Père Nöel), e possui características mais próximas ao São Nicolau europeu do que ao Santa Claus norte-americano, pela falta de laços culturais do povo brasileiro com figuras mitológicas como elfos e duendes. Nosso Papai Noel possui, também, uma atitude mais punitiva e severa do que seus pares da Europa e dos Estados Unidos, devido à simbiose do “bom velhinho” com uma figura mitológica presente na cultura de quase todas as regiões brasileiras: o “velho do saco” – um mendigo que rapta crianças desobedientes e mentirosas.
Estas características vêm recebendo, por parte da mídia brasileira, tentativas tímidas, mas persistentes, de alteração, buscando dar espaço a um Papai Noel mais tropical, em oposição à figura nórdica, que nada tem a ver com nosso clima.
E nosso contexto sócio-econômico e político têm, também, influenciado a imagem do doador de presentes natalinos... O Papai Noel brasileiro anda, a cada ano, mais magro e pobretão – mesmo trabalhando com computador – e extremamente paranóico com sua segurança pessoal, conforme atestam estas imagens...!
 

Nenhum comentário: