segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Calendário de Advento - Dia 06


Advento

Para quem não está familiarizado com o termo "Advento", transcrevo uma compilação do site Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Advento), do qual também é a narrativa, no final desse e-mail, de como se originou a tradição da Coroa de Advento:
O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o período de quatro semanas que antecede o Natal e o início do ano litúrgico nas igrejas Luterana, Católica, Anglicana, Metodista e Reformada, estendendo-se do domingo mais próximo a 30/novembro até 25/dezembro.

Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz. Nas duas primeiras semanas, nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas visam, em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria, a vigilância, a esperança e a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados e fraquezas, na vida eterna; esperança que se fortalece na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e o estudo da Palavra. 
O símbolo mais conhecido desse período é a coroa ou grinalda do Advento. Feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento, a coroa pode ser colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo Salvador e Luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem.

Nenhum comentário: