sábado, 31 de outubro de 2009

Reforma Luterana

Foi num dia 31 de outubro, há quase 500 anos, que se desencadeou um grande movimento hitórico da igreja, que ficou conhecido como Reforma Luterana. Nesta data, em 1517, o Dr. Martinho Lutero afixou 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittemberg, na Alemanha, para serem debatidas.

Esta reforma religiosa tinha como base a redescoberta do evangelho, que afirma que Deus, por amor, acolhe o perdido, o culpado, e o declara justo, por graça e por fé, através de Jesus Cristo.

Segundo Lutero, o verdadeiro tesouro da Igreja é o Evangelho - a proclamação do amor de Deus. A primeira carta de João, capítulo 3, versículo 1º, retrata bem esta descoberta por Lutero quando diz: "Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos."

Como é bom e importante que sejamos chamados e tratados como filhos e filhas de Deus. O amor de Jesus nos possibilita essa filiação. Mesmo sem merecermos e sem podermos conquistar por obras humanas meritórias, Deus nos concede o perdão e a salvação através de Cristo. Jesus nos reveste com sua justiça e somos declarados, assim, justos diante de Deus por causa de Cristo.

A salvação eterna foi conquistada unicamente por Jesus e é um presente dado por Deus. Este presente sem igual se torna nosso por meio da fé nele, Cristo, pois esta é a maneira pelo qual Deus nos aceita.

(Wanderley Maycon Lange - Retirado do devocionário '5 minutos com Jesus' da CPTN)




Sinopse:


Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

Nenhum comentário: