quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Um Brinde à....
Criatividade

As três perguntas estimuladoras da criatividade

Primeira pergunta: E SE?
Tudo aquilo que um dia se criou e se inventou começou por essa pergunta. E se... fabricássemos um carro que voa? Veio o primeiro e rudimentar avião. E se fabricássemos uma caixa pela qual a gente pudesse ouvir e ver imagens? Veia a televisão. E se fôssemos até Marte? E se desintegrássemos o átomo? E se misturarmos a com b? E se adicionarmos...?
Faça uma experiência prática na sua casa: nos dias chuvosos de inverno, quando toda a família está sem poder sair, reúna o pessoal e convide todos a darem idéias a respeito de como preencher criativamente o tempo, começando a sugestão por E se...?
Segunda pergunta: E POR QUE NÃO?
A melhor idéia do mundo não resultará em nada se a reação interior de quem a propõe não for E por que não?
Ou seja, a própria pessoa precisa acreditar no seu taco. A mesma reação é esperada da equipe de trabalho: E por que não? Repito: num processo criativo, após você expressar sua idéia, é absolutamente indispensável que a reação da sua equipe seja: E por que não?
Essa reação significa um voto de confiança na sua idéia. Significa: "Sim, por que não tentar?" ou então "Ok, vamos examinar melhor essa idéia e ver no que dá!" Sem essa postura receptiva, a boa idéia morre ali mesmo. É muito fácil frases abaixo:
Não dá.
Não pode.
Não funciona.
Não dá certo.
Não acredito nisso.
Não tem mercado.
Não é possível.
É muito difícil.
Não compensa.
Não faz sentido.
Terceira pergunta: E QUE MAIS?
Não basta apenas uma ótima idéia. Precisamos de várias. Dezenas, centenas, um monte delas. Quanto mais melhor. Depois, que seja feita uma lista delas e sejam definidas prioridades.
O passo seguinte desse processo de resposta às três perguntas é a ação. É o fazer acontecer. Idéias maravilhosas que não resultam em ações não passam de brincadeira de "vamos ver quem é mais gênio?"
Finalizando: quantas vezes você já se surpreendeu diante do anúncio de um produto ou serviço inovador e se perguntou: "Caramba! Como ninguém pensou nisso antes?" Se isso acontece com relação a um produto ou serviço que não tem nada a ver com o que se fabrica na sua empresa, menos mal. Chato mesmo é quando se trata de um produto da concorrência.
Você não vai esperar que isso aconteça, vai?

LIVRO: A Empresa Sorriso
AUTOR: Floriano Serra

"Todas as pessoas são criativas, ainda que não saibam disso. Para comprovar, basta uma forme disposição para desaprender paradigmas ultrapassados e reaprender novas percepções."

3 comentários:

Roseli de Araujo Gomes disse...

Bom dia Karen!!

Ufa!!

A maratona de visitas aos BLOgs amigos está chegando ao fim - risos

Criatividade? Acho que o Brasileiro é um Gênio!!

Beijos

Lulu on the Sky® disse...

Karen, é mais comodo para as pessoas pensarem E SE, do que colocar em prática POR QUE NÃO.
Big Beijos

Yvonne disse...

Karen, não sou criativa ao ponto de descobrir algo fantástico para a humanidade, mas adoro saber que tem gente que corre atrás de fazer algo melhor para os outros. Seu post foi muito bom porque, de uma certa forma, me deixou um tantinho constrangida. Gostaria de fazer algo bem legal para o mundo.
Beijocas